Tempos de Infusão e Temperaturas

Os apreciadores de chá mais experientes sempre falam que o segredo para uma boa xicara de chá está na temperatura da água e no tempo de infusão.

Então, pra não ficar perdido, segue uma tabela com esses dois segredos:

 

TABELA PREPARO-01

Referência: Livro Viagem ao mundo do Chá, de Ina Gracindo

 

Dica sobre a água:

Para identificar a temperatura, você pode utilizar um termometro de uso culinário ou para chimarrão, pode adquirir uma chaleira elétrica com seleção de temperatura, o segundo é uma super mão na roda, por que você não precisa ficar de olho na água, é só apertar o botão e esperar o Piiii!
termometro_chaleira

1. Termômetro digital para carnes e bebidas, você pode comprar baratinho, mas com prazo de entrega até 50 dias, aqui no Aliexpress.

2. Termometro para chimarrão, pode ser encontrada em qualquer loja especializada e pela internet encontrei na lojatudo.

3. Chaleira elétrica, esse foi o modelo que eu comprei pra mim, que foi a melhor custo benefício, consegui por uns 134 reais na época, infelizmente não encontro mais vendendo, foi no site Americanas.

Se não quiser comprar nenhum equipamento, da pra fazer no olhômetro utilizando um método chinês, descrito no livro ‘The  New Tea Lover’s Treasury” :

Olhos de Camarão: Pequenas bolhas do tamanho de cabeças de alfinete (ou olhos de camarão), vão aparecer na superficie. Presença de vapor suave. Aproximadamente 68 a 78°C.

Olhos de Caranguejo: Serão produzidas bolhas maiores, do tamanho de olhos de caranguejo, e uma presença maior de vapor. Aproximadamente 79°C.

Olhos de Peixe: Bolhas maiores do tamanho de olhos de peixe começam a subir para a superficie da chaleira. Colunas espessas de vapor e nesse momento é possivel ouvir o barulho da àgua. Aproximadamente 80 a 82°C.

Cordão de perolas: uma sequencia continua de bolhas sobem a superficie acompanhada de muito vapor. Aproximadamente 90 a 96°C.

Torrente Furiosa: A àgua soa como uma torrente furiosa, bolhas grandes sobem furiosamente em espiral, os chineses chamam de “Àgua arruinada”, ou “Àgua de velho”, pois a àgua fica desoxigenada. Apesar disso é um tipo de àgua aconselhada para a infusão de Tisanas, para extrair todo o sabor das flores e frutas. Aproximadamente 100°C.

E a ultima dica é, se quiser fazer uma xícara de chá realmente perfeita, opte por fazer a infusão com água mineral, o tratamento que a nossa àgua da torneira passa, pode alterar o sabor do chá.

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On