Receitas Sazonais de Chá

Joseph Wesley é mais um entusiasta da cultura do chá. Ele viveu algumas aventuras pela Malásia quando jovem, depois voltou pra sua casa no Estados Unidos e, após 8 anos tentando se ajustar em um escritório de direito, resolveu que essa não era a vida que queria. Largou tudo para se dedicar ao mundo dos chás!

Encontrei-o por conta de sua ideia sobre a sazonalidade dos chás. Ele diz que chás devem ser tratados como comida, e o ideal é comer e beber o que tiver de melhor na estação. Então ele criou uma sequência de lindas “fotorreceitas” com sugestões de chás de acordo com a estação. É de babar, não tem como não ter vontade de preparar um deles!

recipe07-basil-strawberry

Receita Traduzida: Chá gelado de morango com manjericão

1 colher de chá preto

1 xícara de manjericão fresco 5 copos de água

3/4 de xícara de açúcar

450 gr de morangos

Aqueça 4 xícaras de água até que bolhas surjam. Adicione a colher de chá preto e deixe a infusão por 4 minutos, depois coe o chá em uma jarra. Pique os morangos e coloque em uma bacia. Aqueça uma xícara de água com os 3/4 de açúcar, até que dissolva. Remova essa calda do fogo e adicione o manjericão. Deixe em infusão por 10-12 minutos e descarte as folhas de manjericão. Junte a calda com os morangos. Espere esfriar. Junte a mistura da calda com morangos ao chá, refrigere até gelar. Sirva com gelo e enfeite com folhas de manjericão.

 

recipe06-gingermint

Receita Traduzida: Chá de gengibre com menta

1 colher de gengibre ralado

1/4 de xícara de menta picada

1/2  xícara de leite

2 xícaras de água

2 colheres de sopa de chá preto

mel a gosto

 Em uma panela média, adicione a água, a menta,  e o gengibre. Ao levantar fervura, baixe para fogo médio e deixe ferver por 2 minutos. Adicione o leite, espere até voltar a ferver, desligue o fogo e adicione o chá preto. Deixe em infusão por 3 minutos. Coloque em copos e se quiser, adicione mel.

 

recipe05-cinnamoncream

Receita Traduzida: Chá creme de canela

2 colheres de sopa de chá preto

1 canela em pau

2 xícaras de leite

mel a gosto

Aqueça o leite com a canela até que bolhas surjam. Retire do fogo e adicione o chá preto, deixe em infusão por 3-4 minutos. Adicione mel a gosto e coloque nas xícaras.

 

recipe04-cardamomrose

Receita Traduzida: Chá preto persa de cardamomo e rosas

1 colher de sopa de açúcar

6 xícaras de água

6 vagens de cardamomo verde maceradas

2 colheres de sopa de chá preto

Água de rosas a gosto

Menta fresca para enfeitar

Em uma panela média coloque a água e o cardamomo, ao ferver adicione o açúcar. Reduza para fogo baixo e mexa até que o açúcar dissolva completamente. Adicione o chá preto, ferva por 3 minutos e  adicione a água de rosas. Sirva com folhas de menta.

 

recipe03-blackcardamom

Receita Traduzida: Camomila sul-asiática e chá preto com cardamomo

2 colheres de sopa de camomila

2 xícara de leite

2 colheres de sopa de chá preto

2 vagens de cardamomo preto maceradas

1 1/2 xícaras de água

Em uma panela média,  coloque a água, o cardamomo e a camomila até ferver. Tampe e deixe ferver até que o conteúdo se reduza a 1 xícara. Retire do fogo e adicione o chá preto, deixe em infusão por 3 minutos. Adicione o leite e coloque novamente no fogo até ferver. Coe e adicione mel ou açúcar a gosto.

 

 

recipe02-basilpeach

Receita Traduzida: Chá de pêssego com manjericão

 2 xícaras de água

1/4 xícara de calda de açúcar

1 colher de chá preto

2 pêssegos frescos

1 xícara de folhas de manjericão

Leve a água à fervura, retire do fogo e deixe descansar  por 1 minuto. Junte em uma panela média o chá preto e o manjericão.  Acrescente a água sobre a mistura de chá e manjericão e deixe em infusão por 4-5 minutos (sem fogo). Adicione a calda de açúcar e espere esfriar em temperatura ambiente. Descarte o manjericão. Coloque os 2 pêssegos bem picadinhos em uma jarra e adicione o chá na jarra. Resfriar, servir com gelo e manjericão fresco.

 

recipe01-almond-fennel

Receita Traduzida: Chá Baadam (chá de amêndoas)

 2 colheres de sopa de chá preto

2 xícaras de água

1 1/2 sementes de camomila

8 amêndoas

1/4 xícara de leite

açúcar a gosto

Em uma panela média, junte a água e a camomila e leve à fervura. Adicione  o leite e reduza a fogo baixo. Remova a panela do fogo e adicione o chá preto. Deixe em infusão por 3 minutos. Quebre as amêndoas e divida-as em duas xícaras/copos. Despeje o chá nas amêndoas, sirva quente com açúcar ou mel a gosto.

Quero tentar uma dessas receitas e me inspirar para criar receitas com itens mais nacionais, o que acham? se quiser sugerir sabores brasileiros deixa um comentário!

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On