Puer Original Flavor

quadrada

Ultimamente, comecei a fazer umas comprinhas direto da China: sapato, maquiagem, tem de tudo. Daí me veio um estalo! “Óbvio que eles também têm chás!”, e tem mesmo, suficiente pra deixar qualquer um vesgo. Decidi por comprar seleções de chás, assim posso experimentar e ver o que mais eu gosto. Acabei comprando uma seleção de 28 chás váriados, pretos, verdes, oloongs, e um saquinho só de Puer varidados, ou seja, o chá prensado com outras ervas.

Sobre o Puer

Pra quem não conhece, o Puer é um chá prensado, pós fermentado. É o único tipo de chá que pode ser armazenado por tempo indeterminado, e assim como vinho, esse chá valoriza quanto mais velho ele for. Esse chá também pode ser encontrado no formato de folhas soltas.

 

Eu devo admitir, fiquei com medo quando chegou, o saco de Puer tinha cheiro de meia molhada, misturado com algo salgado… Juro! Mas fui corajosa… mentira, separei um tabletinho lá na minha cozinha durante semanas até ter coragem.

Coloquei a água pra aquecer e fui abrir o tabletinho, cheirei mais uma vez e… glória, o cheirinho dele sozinho, fora do saco com os outros tabletes, era muito mais agradável.

Pra quem nunca tomou, vá com a mente aberta, esse chá costuma ter um sabor bastante mineral.

puer1

Chá, assim como cerveja, vinho, café, etc. precisa de uma apuração do paladar. Eu sempre achei “degustação” um negócio de gente fresca e me surpreendi em como faz diferença você prestar mais atenção na comida/bebida. Alguns detalhes só vão ser revelados ao degustar o chá, tomá-lo com atenção e procurando as notas e aromas.

Mas vamos ao que interessa: o Chá!

O aroma desse chá lembra uma floresta chuvosa, tanto o cheiro quanto o gosto são bem minerais. O sabor é terroso e um pouco vegetal, com um finalzinho de ferro levemente amargo que deixa um frescor peculiar na boca. Tanto o sabor, quanto a textura do chá são bem encorpados.

puer_bolo

É um bom chá, que foge um pouco do que estamos acostumados. Não é maravilhoso, mas é uma boa experiência pra conhecer os tipos de chá.

O chá pra mim funciona muito com base no meu humor, esse seria um chá mais introspectivo, pra refletir e se imaginar nas florestas chinesas.

 

Preparo: Temperatura da àgua: 95º

Tempo de infusão: 4 min. Com uma faca, descasquei o bolinho, fiz uma primeira infusão rápida 2 min para limpar o chá e ativar as folhas, depois fiz uma segunda infusão de 4 min. Os chineses dizem que esse chá fica ideal na quarta infusão!

Serviço

Ano: 2011 Origem Yunnan – China

Comprado em: www.aliexpress.com

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On