O que é Chá

1255644_87325511

Como primeiro post, nada mais justo do que definir o principal assunto do site. Chá é uma bebida derivada da infusão das folhas da Caméllia sinensis, todo o resto é categorizado como infusão.

Aqui no Brasil, chamamos de chá qualquer infusão de ervas, folhas e frutas. Eu não considero isso um “erro”, o chá construiu uma cultura singular em cada país que se desenvolveu, e não vejo porque ser diferente por aqui, ainda mais no Brasil, onde a diversidade impera. Pode chamar sua infusão de camomila de chá, mesmo porque a própria ANVISA define chá como:

“O produto constituído de uma ou mais partes de espécie(s) vegetal(is) inteira(s), fragmentada(s) ou moída(s), com ou sem fermentação, tostada(s) ou não, constantes de Regulamento Técnico de Espécies Vegetais para o Preparo de Chás. O produto pode ser adicionado de aroma e ou especiaria para conferir aroma e ou sabor”

 Nesse texto vou utilizar o termo chá da forma técnica para não criar confusão.

Descoberta do chá

Shinno_(Shennong)_derivative Não existe registro da descoberta da Caméllia sinensis, pois o chá é uma bebida chinesa com mais de 4500 anos. Lendas contam que havia um Imperador chinês chamado Shen Nong (Curandeiro divino), que era reverenciado por sua experiência na agricultura e uso de ervas medicinais. Certo dia, sentou-se sob uma árvore e pôs sua água para ferver, conhecimento que ele passava a seus súdidos para evitar doenças e garantir longevidade.

Quando foi beber a água notou que algumas folhas da arvore haviam caído dentro do bule e alterado a cor da água, mas mesmo assim tomou e acabou impressionado com a bebida que a infusão daquela planta havia criado. E assim nasceu o chá.

Dizem que Shen Nong vivia a pesquisar ervas e testava-as em si para entender suas propriedades, até que um dia comeu uma flor venenosa e não conseguiu ingerir seu chá antidoto a tempo e faleceu.

Ninguém sabe se ele realmente existiu, mas mesmo assim, tem um papel de grande importância na mitologia chinesa.

O uso do chá na China também começou como medicinal e sua utilização como bebida só aconteceu uns 400 anos depois!

Chás e infusões

Na maioria dos mercados e lojas de chás, encontraremos as seguntes divisões/tipos entre ervas, frutas e flores utilizadas em infusões:

  • Chá – Caméllia sinensis
  • Mate – nossa conhecida erva mate
  • Rooibos – é uma planta de origem sul-africana, comumente encontrada em blends, misturada a frutas e folhas secas.
  • Tisanas – as demais ervas (camomila, menta, boldo, etc.)

tipos cha-01

Uma caracteristica muito especial da Camelia sinensis é a variedade de tipos de chá ela proporciona com a variação da oxidação/fermentação das folhas, são eles:

  • Chá Branco
  • Chá Amarelo
  • Chá Verde
  • Chá Preto
  • Oolong
  • Puer

tipos cha-02

Eu pessoalmente ainda adicionaria o Matcha, que é o chá verde japonês, aquele utilizado para a cenimônia do chá. O Matcha passa por um processo similar ao dos outros chás, mas é triturado no final, então nós não tomamos exatamente a infusão da folha, mas a própria folha!

Para deixar o leque de opções ainda maior, o sabor do chá muda a depender do solo, clima e altitude! É por isso que você vai encontrar muito chá com nomes de locais da China.

As folhas de Chá, normalmente verde e preto, também são utilizadas para a criação de blends, que podem ser tanto misturas de tipos de Caméllia sinensis quanto misturas de chá com frutas, flores e essências.

Nos próximos posts vou falar mais especificamente de cada tipo de chá e infusão, como também de todo o procedimento pelo qual o chá passa até chegar à sua xicara!

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On