Monkey Picked Oolong – Chá-yê | Trilhas de Chá

Monkey Picked Oolong – Chá-yê

monkey-oolong Adoro  chás com história, e o Monkey picked Oolong além de saboroso tem uma lenda que o acompanha.

“Seu nome vem de um conto da tradição oral dos camponeses de An Xi. Segundo este conto, alguns arbustos de chá super especiais, porém perigosamente localizados nas encostas de uma grande montanha, despertaram a criatividade de um grupo de camponeses locais que começaram a treinar macacos para realizar a colheita das folhas durante a primavera. Apesar de serem ágeis, os macacos não se mostraram colhedores cuidadosos. Colhendo tanto folhas e buds novos quanto algumas folhas maduras, os macacos ofereciam para seus donos um blend de folhas responsável por criar um chá com um caráter especial e sabor suave e adocicado, hoje conhecido como Monkey Picked. Muito embora adoremos os contos e histórias que permeiam o universo do chá chinês, nós garantimos que macacos não se envolveram na produção deste chá.” – cha-yê

IMG_9941 Tive a oportunidade de comprar esse chá durante o Festival do Japão, em São Paulo. Foi uma bela surpresa encontrar a espaço da Cha-yê, o lugar era pequeno, mas estava bem organizado, expondo um lindo chá em flor.

Fui logo querendo saber se eles tinham algum Oolong, pois dos tipos de chá, esse era o mais difícil de encontrar nas lojas, o vendedor procurou mas não achou nada… acabei vendo o Silver Jasmine Pearls dando sopa e aproveitei! Chegando ao fim do evento, fiquei com dor na consciência de não ter comprado mais algum chá. Depois de me remoer muito, corri na barraquinha e eles já estavam se arrumando pra sair, então falei que queria comprar mais e eles ainda fizeram um mega desconto. Para minha surpresa, um dos donos que estava lá cavucou bastante nos chás que sobraram e encontrou um Oolong!

Saí mais pobre, mas feliz! Não que os chás deles sejam caros, muito pelo contrário, acho os preços deles muito bons! Mas no mesmo final de semana ja tinha comprado muita coisa…

Esse Oolong tem um cheiro bastante vegetal e floral bem suave, algo curioso é que o aroma das folhas difere bem do cheiro e sabor da infusão. As folhas levam a acreditar que é um chá meio salgado, mas ele é bem docinho, gosto vegetal também é presente no sabor, com notas de leite bem ao fundo. No geral é um chá bastante refrescante e leve.

monkey-oolong-detail2 monkey-oolong-detail

Para esse chá, resolvi experimentar o preparo seguindo a técnica do Gong fu cha, na chaleira nova que comprei. Gostei mais assim, o sabor vai se alterando a cada infusão e você pode ir percebendo notas diferentes e sem se sentir cheia.

No Gong fu cha usa-se uma quantidade maior de folhas, e um tempo bem reduzido na infusão, questão de segundos.

 

Preparo indicado:

Primeira infusão: 2g para 250ml de água a 100°C por 1 minuto(s). (para infusões subsequente, aumentar o tempo de infusão) Infusões: 2g são suficientes para 6 infusões.

outras informações:

Arbusto: Tie Guan Yin. Mestre de chá: Zhang Shui Quan. Época de colheita: Final de Abril. Origem: Condado de An Xi, Província de Fujian.

 

 

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On