Matcha – Loja Sensis

Hoje tenho uma novidade muito legal para todos nós amantes do chá, especialmente pro pessoal fora de SP. A loja Sensis está disponibilizando o Matcha em sua loja vitual :) Agora todo o brasil pode ter acesso a esse chá! E os leitores do Trilhas de Chá recebem um presentinho… Compras até o dia 28/02 ganham 10% de desconto com o cupom do Trilhas, basta inserir o código 60321449 no ato da compra!

Loja Sensis

IMG_2292Ultimamente eu estava recebendo muitas mensagens me perguntando onde comprar, mas tirando a liberdade, que é onde eu compro, conheço poucas lojas on-line que comercializam o produto, e quando comercializam é por um preço bem alto. Em relação aos outros tipos de chá, o matcha tem um preço superior mesmo, devido a todo seu processo de fabricação (eu falei um pouco dele aqui e tem um vídeo sobre o assunto), mas o custo benefício vale muito a pena, especialmente por que como o matchá é em pó, ele possibilita usos variados, que vai desde o básico, apenas misturando com água quente, mas também pode mistirar com leite, iogurte, biscoitos, bolos…. eu já até cheguei a utilizá-lo como corante pra uma tinta aquarelável hehehe.

O matcha esse ano está muito popular no mundo Heath e fitness devido a sua riqueza em nutrientes e por ser facilitador na queima de calorias. Pra se ter uma idéia, 1 copo de matchá equivale a 10 copos de chá verde. É um chá rico em fibras, vitaminas e anti-oxidantes. Mas não adianta ficar na paranóia e se entupir de matchá, como tudo em exesso pode trazer efeitos colaterais desagradáveis… Eu sempre tomo um copinho de matchá puro antes de ir pra acadêmia, assim ele funciona como um termogênico natural, já que tem muita caféína, mas eu particularmente amo mesmo é o matchá Latte, especialmente agora no calor, que da pra fazer e por gêlo, fica uma maravilha. Recebi uma amostra do Matchá da Sensis e vou falar o que achei e dividir a receitinha do Latte como eu faço aqui em casa :) IMG_2297 O Chá vem bem acondicionado numa embalagem ziplock, e logo me chamou atenção a foto ilustrando o chá, achei meio escuro pros matchas que ja havia tomado, mas ao abrir a embalagem me surpreendi com um pózinho de um tom verde claro e o cheiro vegetal bem característico. O pó também é bastate fininho e uniforme, então ja na aparência se mostrou um bom chá. Como ja ensinei pra vocês, chás verdes não podem ser feitos com àgua fervendo, se não ele cozinha e acaba azedando, dá uma olhadinha aqui se esqueceu. Então pra esse chá é recomendado água a 70º, e a proporção é 1 colher de chá rasa (2g) para 300 ml de àgua. Uma dica importante, os japoneses (criadores desse chá, que a propósito é utilizado na Cerimônia do Chá) misturam-no  com o auxílio de uma ferramenta chamada chasen, que é esse batedor de bamboo, que vai misturar melhor o chá na água e criar essa espuminha no chá, para os mais práticos, eu recomendo comprar o batedor elétrico, ele é super rapido, mistura que é uma maravilha e no latte faz uma espuma maravilhosa! Algumas pessoas tambem coam o pó antes de adicionar a àgua quente, evitando assim que crie bolinhas no fundo do copo. IMG_2305   Experimentei ele puro, e se mostrou um chá bem suave, pouco adstrigente, gostinho vegetal no ponto e bem refrescante, bem ao fundo tem um cheirinho que eu sempre identifico como um cheiro de alga, eu não gosto muito, mas é tão suave que não chega a me incomodar.

Matcha Latte

IMG_2311  

  • 2 colheres rasas de matcha (as vezes ponho mais a depender se quero ele mais forte ou mais suave)
  • àgua a 70º suficiente pra misturar o pó (uns 2 dedos de água devem ser suficiente)
  • 400 ml de leite (eu tomo desnatado pra ficar light… mas um leite ninho integral….hummm)
  • gelo
  • adoce a gosto

Misture a água quente e o matcha até ficar um liquido mais homogêneo e sem bolinhas. Junte o leite, adoce a gosto ou não e adicione o gelo :) Plus a mais da gordice: se vc tiver naquele dia pedindo uma coisa bem docinha pra tomar, adoce com leite condensado… fica terrívelmente maravilhoso.

  Em resumo, achei um bom matcha, a cor dele é clara em relação a outros que ja experimentei e acho que por conta disso o sabor dele é mais suave, mas não deixa de ser saboroso e o custo/benefício vale muito a pena! Super recomendo :D IMG_2299

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On