Matcha aqui, matcha lá…

Matcha em todo lugar!

Nas minhas férias agora no início do ano acabei encontrando algo inusitado, o Matcha! Ele, que é tão difícil de achar pra tomar em casa, está sendo servido em alguns lugares aqui em SP!

Primeiro, descobri que a Starbucks, que ultimamente vem adicionando cada vez mais chás ao seu cardápio, tem produtos com Matcha!  Só é possível descobrir que eles servem a bebida se você olhar o cardápio, que muitas vezes nem existe no estabelecimento… vai entender né?

 starbucks-matcha

No cardápio tem o Matcha Frappuccino (copo à esq.) e o Matcha Latte quente ou gelado (copo da dir.). Eu provei o frappuccino e o latte gelado, mas não tive coragem de provar nada quente, porque estava muito calor por aqui! Eu gostei dos dois, apesar de preferir que não viesse adoçado, pois pedi o Frappuccino Grande e não aguentei tomar todo por causa do açúcar. O Latte é meu favorito até o momento, por ser mais leve e refrescante.

Depois, fiz o latte em casa com o Matcha adoçado que comprei na Liberdade e ficou muito bom. Claro que não é a mesma coisa da Starbucks, pois aqui em casa só tomo leite desnatado. Então, ele fica levemente mais “aguado”, mas ficou bem similar e um poquito mais light.

Obs nutricional: Pesquisando nas internets, vi que várias pessoas criticaram o Matcha da Starbucks. Parece que o chá que eles usam é só 50% matcha puro e o resto são açúcares, colorante e flavorizante, etc… Se os ingredientes são iguais ao Matcha latte que eles vendem no site americano, os ingredientes são o seguintes: uma infusão de água (chás verdes e Matcha), cana-de-açúcar, sabores naturais de pera, abacaxi, maçã e melaço, goma arábica, goma xantana, goma de guar, ácido cítrico. Bom, tem muita coisa além do chá… Não sei se alguma delas faz mal, mas realmente dispenso o açúcar em qualquer coisa ou que pelo menos me dê a liberdade de por quanto açúcar eu quiser :/. Também de acordo com o site da Starbucks, um Matcha latte tall (com leite integral) tem 290 calorias, 130gr de sódio! (que pelo visto é do leite, pois achei tabelas apenas do pó e não tem sódio). Veja aqui a tabela nutricional completa.

No dia seguinte, fui na Liberdade e passei na Bakery Itikiri quando estava saindo, com que eu me deparei?

mousse-matcha

Coisa linda <3

Uma pena que já estava de saída (tanto que a foto ficou meio ruim rs), mas já está na minha lista provar essa belezura quando passar novamente por lá.

E vocês? Já encontraram o Matcha sendo servido em algum lugar?

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On