Degustação de Chás – Chá-Yê no espaço Kazu

mesa

E o Trilhas de Chá já começou 2014 muito bem! No dia primeiro de fevereiro, tive a oportunidade de participar  de uma degustação da Chá-Yê no espaço Kazu. A degustação foi dividida em duas partes: a primeira falando sobre o chá, com algumas explicações sobre a planta, os métodos de plantio, como é a colheita etc.; depois, a degustação propriamente dita.

bule

O mais esclarecedor para mim foi entender melhor o que são os chás especiais. O chá de qualidade vem da colheita das folhas mais jovens; essas folhas brotam quando as temperaturas sobem lá na China, por volta da primavera. As primeiras folhas que brotam na época da colheita são ainda mais especiais (e caras também), pois acredita-se que toda a energia e os nutrientes que a planta guardou durante o inverno vão para as primeiras folhas. Então, os produtores continuam realizando novas colheitas à medida em que vão surgindo novas folhas. Os chás de baixa qualidade, ou seja, esses chás de saquinho, acabam utilizando folhas da planta toda, menos ricas em nutrientes.

chadisplay

O que sempre me interessa mais é a cultura, o compartilhamento das experiências das pessoas que conheceram pessoalmente os lugares e as histórias sobre o chá. Por mim, o pessoal da Chá-Yê poderia fazer um encontro só pra contar as histórias das viagens, mostrar fotos e vídeos, contar mais curiosidades (#ficadica)! Em geral, as pessoas têm uma visão muito ruim da China (só vemos as notícias sobre o governo autoritário, condições péssimas de trabalho – ou escravidão, em alguns casos –, condições péssimas de higiene e saúde etc.), mas, como todo país, ela possui sua parte podre (que a mídia adora explorar) e também sua parte linda. Recomendo um documentário chamado Wild China (tem no Netflix); ainda estou no primeiro episódio, mas já fiquei encantada! Estou esperando que eles falem um pouco sobre o cultivo do chá.

Depois de toda explicação teórica foi realizada uma degustação de um chá branco, um chá preto e um Puer, o que deu uma boa volta pelos chás chineses. Eles também levaram alguns desses chás em versões geladas, com hortelã e maçã com canela, ficaram muito bons! Especialmente com esse calorzão que está fazendo aqui.

display_bules

E pra finalizar com chave de ouro, eles divulgaram seus novos chás display fazendo uma infusão pra cada flor disponível para compra esse ano.

display_flores

Além de lindos, eles são saborosos <3 São feitos com base de chá verde e uma flor, como rosa ou crisântemo.

Só tenho a agradecer pela oportunidade de saber um pouco mais sobre chás, por pessoas que conseguem chegar até a fonte primordial dessa planta com tanta história!

Vou deixar vocês com mais algumas fotos! :)

bules

display_flor

cha

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On