Bubble Tea!

Bubble Tea é uma bebida criada na Tailândia nos anos 80, mas só agora está chegando ao Brasil. Aposto que vai virar mania por causa de nosso clima quente!

bubble-tea-bellingham

Pelas receitas que encontrei por aí, o bubble tea é basicamente uma mistura de chá e laticínio. Normalmente o chá verde ou preto, mas já vi com oolong ou infusões, que pode ser misturado ao  leite comum,  fermentado, condensado e, não vejo por que não, iorgute. Junto com isso, você pode acrescentar alguma coisa que dê um sabor mais acentuado, como frutas, caldas com sabores artificiais (syrup), chocolate, etc e, por fim, o ingrediente que batiza a bebida: o Bóba ou pópa. São pérolas de tapioca ou nosso conhecido sagu, só que maior, colorido, às vezes adoçadas com açúcar mascavo.


I_love_Bubble_Tea_by_FraeuleinAbart

Ok, devo admitir que não é a forma mais saudável de se tomar chá. Algumas receitas são verdadeiras bombas de açúcar, mas é muito gostoso! De certa forma, existem jeitos de fazer o Bubble tea saudável em casa, mas os comercializados tendem a ser bem calóricos e cheios de componentes artificiais. Ainda por cima, parece que lá no Oriente rolaram uns problemas com componentes tóxicos e alérgicos adicionados aos ingredientes do bubble tea. Alguns deles foram exportados pro EUA e acabaram descobrindo… O que o povo não faz pra ganhar dinheiro né?

Experimentei meu primeiro Bubble Tea na Tea Station, na Liberdade. Peguei o cardápio pra escolher, mas juro que não entendi metade, então fui no gosto popular. Cheguei pro mocinho que estava atendendo e perguntei o que mais saía, então ele me mostrou um Bubble tea feito com Yakult, uma calda à minha escolha, chá verde e popá, como eles chamam as bolinhas de tapioca.

Escolhi uma calda de maçã verde… Gente, que negócio refrescante! O dia estava especialmente quente e o chá foi uma boa pedida. O atendente prepara a mistura te entrega um copo fechado, como se fosse um copão de água mineral, dai você fura com um canudo extra large e já toma o chá. No inicio é meio estranho você vai bebendo o chá e as bolinhas vem junto no canudo, depois de acostumar você já tá super curtindo as bolinhas geladinhas e gelatinosas na boca… Talvez descrevendo assim não pareça tão bom, hahaha Mas é minha gente!

O Yakult dá aquele azedinho gostoso, a maçã verde complementou com um sabor mais marcante e o chá verde dá aquela refrescada. Eu não consegui ver o que ele usa pra adoçar, mas acho que a calda já tem açúcar, assim como o Yakult.

Outro dia, resolvi pedir um mais estranho e escolhi um de Inhame, leite e bobá. Esse parece que não tinha chá. Era gostoso, mas extremamente doce e como o copo deve ter seus 500 ml, cansa de tomar.

Encontrei também o bubble tea na Bakery Itikiri. Lá eles chamam de Suco popá, mas não foi a mesma coisa. Talvez por sair menos, a tapioca não estava no ponto. O diferencial de lá é que eles fazem com Pu-er, que me pareceu ser bem concentrado, chega a ter um sabor meio achocolatado. Eles têm algumas opções com fruta, se  me engano são uns 5 sabores diferentes, mas quando fui, dois deles estavam em falta… inclusive o de chá verde, que eu amo mais.

IMG_20131112_090953 Depois fiz testes em casa. Primeiro experimentei uma mistura de chá verde de morango da Kusmi, Yakult, leite condensado e sagu. O sagu da um trabalhinho pra fazer, demora um pouco pra chegar no ponto, acho que demorei um 20-30 min no preparo. O outro sabor que fiz, foi com chá preto, Royal Blend da Ahmad, Yakult, leite condensado e sagu, e por fim fiz um de Matcha, com Yakult e leite condensado. Gostei de todas as combinações! O de chá verde foi o mais refrescante e o de matcha fica mais cremosinho.

Quando chegar a uma receita mais definitiva (e uma opção light) prometo dividir com vocês! Enquanto isso deixo alguns vídeos de que gostei :)

Esse é do Sorted Food, um canal muito bacana, com uns boys ingleses lindos, fazendo comidinhas deliciosas. Infelizmente, pra fazer o bubble tea eles chamam essa loira sem graça – senti vergonha alheia vendo rs. Ela comenta que faz uma versão alcoólica do bubble tea, isso deve ficar muito bom!

Nesse do Taste Made, um outro canal bacana de culinária, eu curto a forma bem gráfica como eles mostram o chá sendo feito. Aqui vocês vão ver como as receitas de bubble tea podem ser excessivamente açucaradas… Eles usam frutose, mel e açúcar mascavo, tudo na mesma receita hehehe

E esse aqui é um videozinho bem básico, só ensinando a cozinhar o sagu.

 

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On