Asinhas Lapsang | Trilhas de Chá

Asinhas Lapsang

asinhaslapsang

Ou seriam Souchong? hehehe, eu não sei nada de chinês, mas enfim, fiz minha primeira receita com chá! Totalmente invenção minha.

Assim que comprei meu chá a granel de Lapsang Souchong na Chá-yê,  fiquei doida pra testar alguma receita, obviamente envolvendo carne, pois o lapsang tem muito esse churrasco feeling, se você não conhece esse chá, da uma lida nesse post aqui, no qual falo sobre ele.

Eu adoro asinhas de frango, primeiro porque elas são baratinhas, e segundo que elas ficam muito gostosas sem precisar que você seja um excelente cozinheiro. Vocês vão acabar notando que as minhas receitas são assim, elas podem até demorar, mas são fáceis de fazer, gosto de receitas que envolvam misturar os ingredientes e por no forno, ou jogar tudo em uma frigideira/wok e adicionar um molho, é perfeito!

Para essa receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

1 colher de sopa de Chá preto – Lapsang Souchong (você pode comprar ele aqui)

1 ovo

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de pimenta tailandesa Sriracha
(acho que pode substituir por tabasco, mas use menos)

1 colher de sopa de requeijão cremoso

500 gramas de asinhas de frango

Obs: Se você não tem problemas com receitas mais gordinhas, no lugar do ovo+requijão, use manteiga derretida (acho que 2 colheres de sopa tá bom), fica muito bom também, só que muito mais gordurosa.

IMG_0177

Pimenta Sriracha

Essa pimenta que eu estou indicando é dos deuses, vem nesse pote monstro, mas acredite, se você curte uma pimentinha vai querer usar ela em TUDO. Coloquei na receita 1 colher de sopa, o que dá uma leve picância, e mais aroma. Se você for como eu, que gosta da pimenta quente, baiana, acho que pode por o dobro. Sugiro ir adicionando e dando uma provada, porque essa pimenta é meio danada, tá fraquinha e do nada fica forte.

molho

Primeiro de tudo, pré-aqueça o forno alto. (Não faça como eu e só lembre disso depois de montar a receita rs)

Pegue o franguinho e tempere como gosta. Eu coloco azeite, sal e alho a gosto.

Pegue o restante dos ingredientes e misture-os em uma vasilha, se quiser fazer o passo opcional abaixo, reserve o chá.

Passo opcional: Coloque um dedinho de água para  ferver, misture o chá e espere as folhas hidratarem (2-3 min), tire o excesso da água e adicione o chá na vasilha, misturando aos outros ingredientes. (esse passo vai despertar as folhas e facilitar a liberação do sabor no molho.)

Coloque as asinhas em uma assadeira, deixando espaço entre elas pra não grudar.

frango

Pegue um pincel, ou com uma colher mesmo, e lambuze as asinhas no molho, fique de olho para que o chá venha junto com o liquido, não precisa usar todo o molho. Tudo pronto, coloque no forno por 20 minutos.

Elas vão sair meio douradinhas, agora você vai virar  e lambuzar as asas novamente no molho, e  volta pro forno.

O tempo que ela deve ficar depende do seu gosto, eu curto elas beeem pretinhas e crocantes então deixei mais 20 min, mas acho que você pode contar 10 e ficar de olho até dar seu ponto.

E pronto!

divulgacao

O Lapsang Souchong dá aquele toque churrasco que fica delicioso. Acho que dá para usar em molhos para carne vermelha também e com outras peças de frango, sem problemas.

Se alguém fizer a receita, não esquece de me contar como ficou!

Author: Cris Viana

Cris é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir as trilhas de chá para descobrir as origens dessa bebida fascinante. Adora se expressar visualmente e vai utilizar disso para mostrar a vocês tudo sobre o chá.

Share This Post On